Os alunos do 7º ano da Escola Básica de Santa Clara, elaboraram um “Manifesto pela Paz” que entregaram em mão ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, no passado dia 10 de dezembro.
A entrega decorreu no Jardim Público de Évora, junto ao local onde se encontram depositadas as sementes das árvores hibaku – árvores sobreviventes ao bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagasaki.
Estes alunos apelam ao Presidente da Câmara de Évora que passe a mensagem a outros poderes, para que os líderes mundiais ponham fim às guerras e pensem no sofrimento de crianças.
No Manifesto pela Paz pode ler-se: “As crianças devem viver em paz. A guerra é desnecessária, traumatiza as pessoas e é destruidora. O lucro e poder não fazem sentido, a guerra parece ser feita por pessoas irracionais e que não pensam.
Parem e pensem! Estão a magoar as pessoas! Não têm poder que chegue? Reflitam sobre as vossas decisões! Ponham-se no lugar do outro!
Senhor Presidente, Passe a nossa mensagem aos outros poderes! As crianças sofrem. As crianças sabem pensar sobre o assunto. AS GUERRAS SÃO: Inúteis, dolorosas, tristes, imprestáveis, horríveis, caóticas, destruidoras. DEVIAM SER ILEGAIS!
Fonte/Foto: CM Évora