O arquitecto paisagista João Gomes da Silva venceu a 6.ª edição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles, que distinge personalidades que se tenham destacado pelo seu trabalho no ambiente e na paisagem.
Licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora em 1987, onde ensinou como assistente de 1987 a 1994, João Gomes da Silva é atualmente professor Associado da UAL (PT) e Professor Agregado na Accademia di Architettura di Mendrisio USI (CH), tendo sido Professor Visitante na GSD Harvard (EUA). Em 1997 fundou Global Arquitectura Paisagista com Inês Norton, criando um grupo que gera pensamento e prática sobre a Paisagem, a partir da interpretação, das transformações económicas, sociais e culturais contemporâneas. Tem dedicado a sua vida profissional, individualmente ou em colaboração, à produção crítica de Paisagem.
O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e a Paisagem é uma iniciativa do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora, da Causa Real, da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas da Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da família de Gonçalo Ribeiro Telles.
O galardão, criado pelo escultor Luís Cruz, será entregue numa cerimónia que terá lugar a 26 de maio de 2025 nos Paços do Concelho da Câmara de Municipal de Lisboa.
Fonte/Foto: Universidade de Évora