O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pelo Vice-Presidente Alexandre Varela, visitou na segunda-feira, 7 de julho, várias brigadas de higiene urbana que, um pouco por toda a cidade, estão empenhadas na limpeza intensiva do Concelho.
A comitiva camarária passou por zonas como o Alto dos Cucos, o Bairro das Corunheiras, Monte Redondo e Torrão, Bacelo Sul e o Rossio de S. Brás, locais onde de momento se concentram esforços de remoção de ervas, resíduos e outros detritos. A visita teve como objetivo reconhecer o trabalho árduo dos operacionais e destacar a importância da sua missão na preservação do espaço público.
Realçando-se o facto de termos assistido a um ano atípico de chuvas, que tem favoreceu o crescimento de ervas, de forma impossível de controlar, ao mesmo tempo, em todas as ruas da cidade, mas garantindo-se que o trabalho está organizado e será possível controlar a situação.
Numa altura em que as temperaturas se fazem sentir com particular intensidade, o esforço destas equipas é ainda mais notável. Apesar das condições adversas, os trabalhadores continuam a desempenhar as suas funções com dedicação, enfrentando também as más práticas de alguns munícipes que, aproveitando o verão para fazer limpezas domésticas, deixam na via pública objetos volumosos — os chamados monos —, o que é expressamente proibido por lei.
A Câmara Municipal de Évora relembra que existe um serviço gratuito de recolha de monos domésticos, bastando para tal contactar os serviços municipais e agendar o levantamento. A autarquia apela ao civismo e colaboração de todos os cidadãos, sublinhando que manter a cidade limpa é uma responsabilidade partilhada.
No que se refere ao planeamento dos trabalhos, informa-se que na União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, os terrenos estão a ser trabalhados de norte para sul, com início no bairro da Torralva, e conclusão no Bairro são José da Ponte (esta semana irão estar no Monte Redondo Torrão e Alto dos Cucos).
Na União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, os terrenos estão a ser trabalhados de sul para norte, com início no Chafariz d' El Rei, e conclusão no Bairro do Bacelo (esta semana irão estar no Bacelo).
Fonte/Foto: CM Évora