Em
A Voz de Évora

2024/11/28

Cante Alentejano assinalou 10º aniversário como Património Imaterial da Humanidade

Concelho

O Salão Central Eborense recebeu, dia 26 de novembro, duas iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Évora para celebrar dez anos da elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade. Na sala-estúdio, 35 alunos do ensino básico das escolas de São Mamede e do Rossio participaram numa oficina de Cante. Mais tarde, com transmissão em direto na rádio DianaFM, o auditório acolheu uma tertúlia/debate sobre o Cante e o Património Imaterial. 
Foi num ambiente de grande animação e entusiasmo que Paulo Colaço, músico e responsável por vários programas de promoção e sensibilização do ensino e prática do cante alentejano no Baixo Alentejo, transmitiu, de forma descontraída, as primeiras noções de Cante às crianças envolvidas. As modas ensaiadas foram depois apresentadas no auditório perante famílias e professores. 
Seguiu-se o debate, moderado por Luís Matias, da Diana FM, que contou com as presenças de Paulo Lima, antropólogo e coordenador da candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, Paulo Colaço, Susana Russo, antropóloga e coordenadora dos programas Artes à Escola e AEC no concelho de Évora, e Pedro Calado, do Grupo de Cantares de Évora. O presente e o futuro da preservação e divulgação desta arte, mereceram a atenção do painel de especialistas. 
Ao longo do debate, e sob o olhar atento da plateia na qual estava presente o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, atuaram o Grupo Coral Cantares de Évora, o Grupo Coral de São Brás do Regedouro, o grupo Boina Cantary, e o Grupo Infantil de Cante Alentejano da União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde.
Recorde-se que o Cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no dia 27 de novembro de 2014.


Fonte/Foto: CM Évora

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Concerto da Orquestra Juvenil de Sopros adiado devido ao mau tempo
17/04/2025
Autarquia apresenta nova ferramenta aos pedidos relacionados com operações urbanísticas
17/04/2025
VOZES DE ABRIL vão entoar as músicas da Revolução na Praça do Giraldo
16/04/2025
Detido em Évora cidadão estrangeiro procurado por tráfico de droga
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Antigo aluno da Universidade de Évora distinguido com Prémio Gonçalo Ribeiro Telles
15/04/2025
Prosseguem os trabalhos de repavimentação no concelho
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025