A Equipa de Enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Estremoz foi distinguida com o 1º Prémio, no concurso de pósteres, no Congresso APTFeridas’25. A iniciativa decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O Póster intitulado “Quando a assistência centrada na pessoa faz a diferença na cicatrização da úlcera por pressão: relato de caso” teve como autoras Ana Caeiro, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Florbela Romão, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Magda Santos, Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Paula Marino, Enfermeira; Rute Miguel, Enfermeira e Sónia Guerreiro, Enfermeira.
A Equipa de Profissionais da UCC de Estremoz avaliou com o seu trabalho o impacto dos cuidados de enfermagem no processo de cicatrização de uma úlcera por pressão em utentes de idade avançada e com várias comorbilidades e evidenciar potenciais ganhos substanciais na qualidade de vida desses mesmos utentes. A distinção reconheceu o trabalho da Equipa na promoção de cuidados humanizados, baseado na prática da melhor evidência, demonstrando o impacto da abordagem centrada na pessoa, na recuperação e cicatrização de feridas complexas.
De acordo com Inês Polme, Coordenadora da UCC de Estremoz, “este prémio é um reconhecimento do empenho na melhoria continua da qualidade assistencial em contexto domiciliário”.
Fonte/Foto: ULS Alentejo Central