Paulo de Carvalho é, simultaneamente, um dos maiores artistas nacionais e um símbolo do 25 de Abril. A canção E Depois do Adeus, foi, afinal, a primeira senha da Revolução dos Cravos. Promovido pela Câmara de Évora, o espetáculo “E Depois do Adeus? Uma Vida de Cantigas”, agendado para as 22h30 de 24 de abril, junta Paulo de Carvalho com uma banda de sopros para interpretação de cantigas que tornou populares, mas, também, novas canções e músicas que escreveu e compôs para outras vozes.
Ao longo dos seus mais de 60 anos de carreira, o artista conta com 29 trabalhos musicais editados e mais de 300 canções compostas. Recebeu diversas distinções, incluindo a Ordem da Liberdade e a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.
Após o concerto, a meia-noite chega ao som da Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, interpretada pelo Grupo de Cantares de Évora, a anteceder o sempre aguardado espetáculo pirotécnico. As celebrações a prosseguem na Sociedade Joaquim António de Aguiar (SOIR), no Páteo do Salema, às 00h30, com atuação da banda G-Combo. A festa prolonga-se, noite dentro, com atuação de um DJ.
O dia 25 começa às 09h30, na Praça de Giraldo, com a Manhã Desportiva para Famílias que inclui demonstrações e prática de várias modalidades desportivas. No mesmo local, mas às 21h30, atuam as Vozes de Abril com a Orquestra de Cordas do Alentejo.
Previamente, no dia 23 de abril, o Palácio de D. Manuel recebe, às 18h30, o tradicional Concerto Comemorativo do 25 de Abril com o Coro Polifónico e Coro Infantil Eborae Mvsica. No mesmo dia, às 22h00, a Praça de Giraldo acolhe os festejos comemorativos do 176.º aniversário da Sociedade Harmonia Eborense (SHE), com sede na mesma praça, que inclui concerto da banda Os Sabugueiros.
O 51.º aniversário da Revolução de Abril é celebrado com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia, com o apoio de muitas associações e entidades do concelho.
Fonte/Foto: CM Évora