O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, no dia 9 de julho, deteve um homem de 40 anos, por violência doméstica, na cidade de Montemor-o-Novo.
Na sequência de uma denúncia de violência doméstica, os militares deslocaram-se ao local tendo sido possível apurar que a vítima, sua ex-mulher de 36 anos, havia sido ameaçada com recurso a arma branca. Na sequência da ação foi ainda possível apurar que o suspeito exercia violência psicológica e ameaças contra a vítima. No âmbito das diligências policiais o suspeito foi detido e foi apreendida a arma branca.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo, tendo sido aplicada medida de afastamento de 700 metros da vítima e obrigação de realização de tratamento do alcoolismo.
A ação policial contou com o apoio do Pelotão de Intervenção Rápida (PIR) do Destacamento de Intervenção de Évora, e com elementos do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo e do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial de Évora.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.