Em
A Voz de Évora

2023/10/23

Município distribui à população compostores domésticos gratuitos

Concelho

No âmbito do Projeto Missão Cascas Solidárias da Gesamb já finalizado, o Município de Évora recebeu compostores domésticos, a serem distribuídos à população.

O compostor doméstico poderá ser entregue a quem tenha residência no Concelho de Évora, bem como espaço em terra para a sua instalação.

O mesmo destina-se a colocar os biorresíduos (orgânicos), resultantes da preparação das refeições, com o objetivo de valorizar esses resíduos através da compostagem.

Dá-se o nome de compostagem ao processo de transformação de resíduos orgânicos em composto. Este composto funciona como adubo ou fertilizante dos solos e, portanto, uma excelente alternativa aos fertilizantes químicos.

Recorde-se que a compostagem não é um processo propriamente novo. Aliás, a uma pequena escala sempre foi utilizado pelos agricultores para enriquecer os solos, promovendo, por exemplo, o aumento da atividade microbiana e a capacidade de retenção de água - o que se traduz num aumento da fertilidade dos solos.

Assim, se tem uma horta, um quintal, um jardim, a primeira coisa que precisa de saber é que este é um processo relativamente simples. Só tem de juntar resíduos verdes a resíduos castanhos para obter um material orgânico com aspeto de terra.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ana Moura sobe ao palco do Rossio de S. Brás a 21 de junho
5/05/2025
Mourão recebeu a Festa do Futsal Distrital da AF Évora
5/05/2025
Secretário de Estado do Desporto visita Universidade de Évora
2/05/2025
Indivíduo detido por atropelar quatro pessoas em estado de embriagues
2/05/2025
Ludoteca de Évora acolhe uma nova oficina criativa
30/04/2025
AF Évora organiza Torneio Feminino Interassociações Sub-10 e Sub-12
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Juventude SC recebe o Estrela na Final da Taça de Juniores
29/04/2025