Em
A Voz de Évora

2024/11/29

O PESO DA BUROCRACIA NOS FUNDOS EUROPEUS

Opinião

BILHETE POSTAL
Por Eduardo Costa

O empresário está desesperado. Precisa libertar uma garantia bancária ainda este ano que está a favor dos fundos europeus. O empresário liquidou uma dívida que tinha a este organismo. Quanto à libertação da garantia, o empresário deixa no portal o pedido, escreve email para os responsáveis. O silêncio é a resposta. 

Tenta o telefone. A resposta sugere que exponha no portal nos fundos. De novo e de novo. Já já vai mais de meio ano. 

Dizia há dias o bem intencionado ministro Adjunto e da Coesão, Manuel Castro Almeida, que estava atento e a criar mecanismos para que a burocracia não criasse constrangimentos aos investidores. De aplaudir, pois os fundos europeus tem que ser executados com celeridade e disso precisa o país desesperadamente.  

Acreditamos piamente nas boas intenções do ministro. Também acreditamos que a sua vontade não será suficiente. Para um país que faz da burocracia uma instituição. 

É que não se resolve com leis. Era preciso que cada chefe de serviço assumisse decisões e resolvesse cada problema que o sistema burocrático de papéis e mais papéis impede. Prejudicando quem trabalha. Quem produz riqueza. 

Mas, provavelmente os funcionários públicos optam por nada fazer perante um problema que tem de ser resolvido e está a prejudicar um cidadão ou uma empresa. Assim até podem ser promovidos e chegar ao fim das suas carreiras com um louvor… Por nada decidirem. 

No caso que falamos, a questão é ainda mais preocupante. Pois, nem resposta dão ao desesperado empresário. O silêncio é a resposta da burocracia aos problemas que esta causa. 

A ideia que ficamos com o conhecimento destes casos, que se devem multiplicar aos milhares, é de um país sem futuro. Talvez por isso cresça o número dos que emigram. Sobretudo os jovens licenciados. Que tanta falta nos fazem. 

 

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Concerto da Orquestra Juvenil de Sopros adiado devido ao mau tempo
17/04/2025
Autarquia apresenta nova ferramenta aos pedidos relacionados com operações urbanísticas
17/04/2025
VOZES DE ABRIL vão entoar as músicas da Revolução na Praça do Giraldo
16/04/2025
Detido em Évora cidadão estrangeiro procurado por tráfico de droga
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Antigo aluno da Universidade de Évora distinguido com Prémio Gonçalo Ribeiro Telles
15/04/2025
Prosseguem os trabalhos de repavimentação no concelho
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025