Em
A Voz de Évora

2025/03/26

Orquestra Geração já ensaia para apresentar o seu talento

Concelho

O Vereador da Educação, Alexandre Varela, foi à Escola de Santa Clara conhecer a nova Orquestra Geração, na terça-feira, 25 de março, a que já iniciou os seus ensaios e promete apresentar ao público novos talentos.
Esta Orquestra é constituída por 50 alunos de duas escolas diferentes, EB de S. Mamede e EB de Santa Clara, que ensaiaram juntos.
A Câmara de Évora espera que tal investimento tenha impacto na transformação social das crianças e jovens que frequentam o projeto, assim como no desenvolvimento de competências sociais e relacionais, que permitam ajudar os alunos a desenvolverem competências como a estabilidade, compromisso ao desafio, sentido estético e criativo, bem-estar e aumento da autoestima.
O projeto iniciou na EB S. Mamede a 28 de fevereiro deste ano e a 30 de janeiro na EB Sta. Clara com ações socio-musicais com os alunos e os docentes.
No âmbito do programa “Artes à Escola”, o projeto Orquestra Geração Évora Planícies| Música para a inclusão irá dinamizar uma oficina no dia 17 de maio, para famílias, na Ludoteca, no âmbito do Dia da Família.
Recorde-se que a fase de inscrições na Orquestra Geração terminou em janeiro tal como a fase de recrutamento de docentes de música e de expressão dramática. De seguida, realizaram-se sessões de demonstração dos instrumentos e experimentação com os alunos selecionados que aconteceram em ambas as escolas e está ainda a decorrer nova aquisição de instrumentos por parte da entidade promotora.
Foram também realizadas reuniões de articulação com as Atividades de Enriquecimento Curricular. Em ambas as escolas o projeto desenvolve-se de 3ª a 6ª feira, sempre no período da tarde.
No contexto da iniciativa “Portugal Inovação Social 2030” a Câmara Municipal de Évora articulou com a Associação de Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal a possibilidade e condições para implementação do projeto “Orquestra Geração” no Concelho, uma vez que esta entidade tem conhecimento e responsabilidade para operacionalizar o desenvolvimento deste.
O Município de Évora acompanha a implementação do projeto e co-financia o mesmo, estando esta aposta camarária enquadrada no Plano de Desenvolvimento Social de Évora.


Fonte/Foto: CM Évora
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Unidade hoteleira no antigo Convento de São João Evangelista celebra 60 anos
28/03/2025
Porta 37 apresenta espetáculo que questiona estereótipos sociais
28/03/2025
Reabilitação de habitações no Bairro General Humberto Delgado vai abranger 64 famílias
27/03/2025
PSP celebrou Dia Mundial da Árvore em parceria com freguesias do concelho
27/03/2025
Orquestra Geração já ensaia para apresentar o seu talento
26/03/2025
Biblioteca Pública de Évora celebra 220 anos de existência
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Jovens eborenses em ações de voluntariado para limpeza do espaço público
25/03/2025