Na escola de São Mamede, estão a ser instaladas duas coberturas fotovoltaicas no espaço de recreio e janelas fotovoltaicas no corredor de acesso às salas de aulas. Na escola do Rossio de São Brás, o projeto inclui a instalação de duas coberturas fotovoltaicas no espaço exterior, e na escola da Vista Alegre está em curso a instalação de uma cobertura fotovoltaica no espaço exterior de recreio.
As coberturas fotovoltaicas nos espaços de recreio irão proporcionar sombra e proteção contra a chuva, criando ambientes mais confortáveis para o recreio e atividades ao ar livre, ao mesmo tempo que permitirão a produção de energia solar, contribuindo para a eficiência energética das escolas. Estas soluções inovadoras não só criam espaços protegidos, como também promovem a sustentabilidade e ajudam a reduzir os custos com energia, beneficiando a escola e os alunos.
Para o município de Évora, estas soluções representam uma redução significativa nas despesas com a energia elétrica, ao mesmo tempo que reforçam o compromisso com a transição energética e a sustentabilidade. O projeto contribuirá ainda para a redução das emissões de carbono, alinhando o Município com os objetivos de uma economia mais verde e sustentável.
O POCITYF é um projeto H2020 financiado pela União Europeia, que conta com 46 parceiros de 13 países europeus, iniciado em 2019 e com conclusão prevista para 2026, com um investimento global de 22 milhões de euros. O objetivo do projeto é criar blocos de energia positiva em áreas urbanas protegidas. Évora é uma das cidades lanternas do projeto e o Centro Histórico da cidade é a área onde as intervenções terão o maior impacto, embora não em exclusivo.
Fonte/Foto: CM Évora