Teve lugar ontem, dia 26 de março, no ambiente acolhedor da sala de convívio da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da Horta das Figueiras – ARPIHF, a primeira das três reuniões previstas com os moradores das habitações da HABEVORA, no Bairro General Humberto Delgado, que irão receber obras de remodelação.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pelos técnicos da HABÉVORA, Empresa Municipal responsável pela gestão deste património habitacional, explicou o contexto em que estas obras irão ser realizadas, o respetivo enquadramento no Plano Local de Habitação (PLH), em que o Município submeteu para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, mais de 70 candidaturas para apoiar 439 famílias do Concelho, num valor previsional global de 63 milhões de euros nos próximos anos.
Ultrapassadas as contingências processuais, chegou a fase em que é possível avançar com a obra de reabilitação de quatro edifícios localizados na Rua Alexandre Rosado, abrangendo um total de 64 frações. Na reunião com os representantes das famílias abrangidas, foi explicado que as obras terão como principais objetivos melhorar a eficiência energética e as condições de habitabilidade. Com um valor de investimento total que rondará os 6,5 milhões de euros, serão efetuados trabalhos de substituição das coberturas existentes, com colocação de isolamento térmico, revestimento de fachadas com sistema de isolamento térmico para o exterior, substituição das caixilharias existentes por alumínio com corte térmico, e ainda reparação e substituição de revestimentos interiores.
À semelhança do já executado no Bairro das Corunheiras, uma obra de reabilitação de habitações de caraterísticas semelhantes, todo o processo será desenvolvido em estreito contacto com os moradores, concertando cada passo de forma a minimizar transtornos e a concretizar soluções de consenso.
Fonte/Foto: CM Évora