Em
A Voz de Évora

2025/03/24

Remodelação da rede pública de água e instalação de rede pluvial de S. Manços vai arrancar

Freguesias

A obra de remodelação da rede pública de água e instalação de rede pluvial em S. Manços vai ter início ainda antes do final do corrente mês de março. Esta foi a garantia deixada pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, presente num encontro com a população de S. Manços, em que foi apresentado o plano de trabalhos.
No encontro, que teve lugar na passada sexta feira, 21/03/2025, nas instalações da antiga escola primária, participaram também o Vice-Presidente da Câmara Alexandre Varela, a Presidente da União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro, Florinda Russo, e também os técnicos municipais responsáveis pelo projeto e fiscalização da obra.
Os moradores, embora satisfeitos com o início dos trabalhos, não deixaram de colocar as suas dúvidas e mais uma vez reafirmar a premência na concretização desta obra, há muito desejada, dado o estado de degradação da rede existente, com evidentes consequências negativas na qualidade da água para consumo humano.
O projeto em causa refere-se à obra de remodelação da rede pública de distribuição de água e instalação de coletores pluviais para sistema separativo na zona oeste da povoação entre as ruas Dr. Barahona, Av.ª Eng.º Vasco Almeida Conde de Vilalva, Rua da Igreja e Largo da Igreja e arruamentos envolventes em São Manços.
A intervenção, que inclui a substituição integral das condutas e dos ramais domiciliários, visa a melhoria das condições de fornecimento de água quer na qualidade, quer na pressão nas torneiras. No que respeita à drenagem de águas residuais, sendo o sistema existente do tipo unitário, recolhe em conjunto as águas residuais domésticas e pluviais com destino final para a ETAR da povoação. Através da instalação de um sistema autónomo de pluviais, que agora se irá concretizar, o caudal afluente à ETAR será reduzido, com consequente redução da faturação e longevidade dos equipamentos instalados.
O valor total do investimento rondará os 300.000 euros para um prazo de execução de seis meses. Esta verba será assegurada pelo orçamento municipal, prevendo-se, no entanto, a obtenção de financiamento possível até 85%, a obter através de candidatura ao Programa Alentejo 2030 – Ciclo Urbano da Água.


Fonte/Foto: CM Évora

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Este sábado há atividades no Alto de São Bento
30/01/2026
Ação Fiscal de Évora apreende tabaco de corte fino e mais de 12 mil euros
30/01/2026
CCDR Alentejo, I.P. disponível para declaração de prejuízos resultantes de fenómenos climatéricos
29/01/2026
Conselho Municipal de Juventude de Évora realiza primeira reunião do novo mandato
29/01/2026
AF Évora presente no 1º Congresso do Futebol Português
28/01/2026
Parasitas e fungos ganham vida artística integrado na programação da Évora_27
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Sessão da Assembleia Municipal de Évora decorre esta quarta-feira
27/01/2026