O Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) promoveu, nos dias 27 e 28 de junho de 2025, o 3.º Curso “A Par e Passo”, um evento formativo que contou com a participação ativa de 34 profissionais de saúde, entre médicos especialistas, internos de ortopedia e traumatologia, e enfermeiros do bloco operatório.
Durante os dois dias de curso, foram analisados 14 doentes, cujos casos clínicos foram alvo de discussão e intervenções cirúrgicas em direto — a denominada Live Surgery, com enfoque em casos complexos de pé e tornozelo. O programa integrou também fóruns temáticos sobre patologias como o pé plano, o pé cavo varo e artrodeses do tornozelo, com moderação e apresentação de especialistas da área.
Segundo Paulo Dourado, Diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da ULSAC, “a realização deste curso reflete o compromisso da nossa equipa com a formação contínua e com a partilha de conhecimento técnico-científico, promovendo melhores resultados para os doentes e valorizando a prática clínica da nossa instituição”.
O evento decorreu no Bloco Operatório do Hospital do Espírito Santo de Évora, e contou com o patrocínio científico de entidades parceiras da especialidade.
Fonte/Foto: ULSAC